O Amigo da Onça

O famoso personagem foi criado pelo cartunista pernambucano Péricles de Andrade Maranhão, em 1943, e publicado de 23 de outubro de 1943 a 03 de fevereiro de 1962.
Os diretores da Revista O Cruzeiro queriam criar um personagem fixo e já tinham até o nome, adaptado de uma famosa anedota.



Segue a anedota:

Dois caçadores conversam em seu acampamento:

- O que você faria se estivesse agora na selva e uma onça aparecesse na sua frente?
- Ora, dava um tiro nela.
- Mas, e se você não tivesse nenhuma arma de fogo?
- Bom, então eu a matava com meu facão.
- E se você estivesse sem o facão?
- Apanhava um pedaço de pau.
- E se não tivesse nenhum pedaço de pau?
- Subiria na árvore mais próxima!
- E se não tivesse nenhuma árvore?
- Sairia correndo.
- E se você estivesse paralisado pelo medo?

Então, o outro, já irritado, retruca:

- Mas, afinal, você é meu amigo ou amigo da onça?













Péricles morreu de forma trágica.
Na noite de 31 de dezembro de 1961, ele escreveu 2 bilhetes reclamando da solidão, fechou todas as portas do seu apartamento e ligou o gás.
Antes, o último gesto do criador do Amigo da Onça foi colocar um aviso na porta, escrito à mão:

“Não risquem fósforos”

Um comentário:

  1. Olá! adorei essa postagem sobre o "Amigo da Onça" de Péricles. Voltei aos tempos de criança e lembrei que minha mãr era fá dele e colecionava as páginas como essas aí. O álbum está comigo e você me deu uma ideia:Vou rever as piadas e quem sabe postá-las em um de maus blogs; o que tem mais a ver: http://palaciolauroarrudacamara.blogspot.com/
    Parabéns pela ideia!

    ResponderExcluir